quinta-feira, 31 de março de 2016

Morreu Fernando Mendes. Natural de Torroselo. Mendes tinha 78 anos

Antigo treinador do Sporting tinha 78 anos. O antigo jogador e treinador do Sporting faleceu nesta quinta-feira no Hospital Pulido Valido, vítima de doença prolongada.
Natural de Torroselo, no concelho de Seia, Mendes tinha 78 anos e enquanto jogador representou a equipa principal dos leões desde 1956/1957 até 1967/1968. O antigo médio realizou 225 jogos e venceu vários títulos, dos quais se destacam três campeonatos nacionais, uma edição da Taça de Portugal e uma Taça das Taças, o único troféu europeu dos leões.
Foi Mendes quem ergueu o troféu, como capitão da equipa. Além do conjunto de Alvalade, representou o Atlético, somando ainda 21 internacionalizações pela seleção nacional. Em 1966, chegou a fazer parte dos eleitos para o Mundial de Inglaterra mas devido a uma grave lesão no joelho direito acabou por não participar na prova. Contudo, não deixou de apoiar a turma das quinas, tendo feito parte da comitiva dos Magriços, com Eusébio como figura de proa, que alcançou o terceiro lugar em solo inglês. Depois de pendurar as chuteiras, continuou ligado ao Sporting, treinando a equipa que venceu o título nacional na temporada 1979/1980. Além do conjunto verde e branco, treinou o Lusitânia de Lourosa, Vianense, Marítimo, Belenenses, Farense e Trofense. No Restelo, Fernando Mendes iniciou a temporada 1983/1984, tendo sido depois substituído pelo inglês Jimmy Melia, numa época em que o clube da Cruz de Cristo se sagrou campeão da 2.ª Liga. Em 1992/1993 liderou a equipa de juniores do Sporting que venceu o campeonato nacional da categoria. A última vez que esteve no banco foi em 2000/2001, quando substitui Augusto Inácio na época seguinte a este ter sido campeão, tendo orientado a equipa em sete jogos antes de ser substituído por outra glória dos leões, Manuel Fernandes. O velório da glória leonina terá lugar nesta sexta-feira, às 16 horas, na Igreja São João de Deus, em Lisboa. O funeral está marcado para sábado, às 16 horas, no Cemitério dos Olivais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário